Os policiais que atuam na região de Guaíra não são suficientes para fazer o combate ao contrabando, que acontece em toda a extensão do Rio Paraná
Os policiais que atuam na região de Guaíra não são suficientes para fazer o combate ao contrabando, que acontece em toda a extensão do Rio Paraná
13 NOV 08
Agentes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE) prenderam, na tarde desta quinta-feira, quatro homens acusados de organizar um sofisticado esquema de monitoramento de ações policiais para traficantes da Zona Oeste.
Rodrigo Nunes Vicente, de 25 anos,
Thiago Cabrera Azevedo, de 21,
Fábio da Silva Nogueira, de 25, e
Marcelo Tanure Barreto Pinto, de 25,
foram presos na Favela da Coréia, em Senador Camará.
Com eles foram apreendidos 12 radiotransmissores, três celulares e dois computadores portáteis.
De acordo com o delegado Carlos Oliveira, titular da DRAE, os quatro monitoravam a saída de veículos e aeronaves da polícia para avisar aos traficantes da sua facção criminosa sobre operações nas favelas da região.
O delegado contou que dois integrantes do grupo ficavam circulando de carro pela Avenida Brasil para vigiar a movimentação dos veículos da polícia.
Um terceiro homem vigiava a avenida, a partir de um ponto num conjunto habitacional de Irajá
Fonte: O Globo
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem à noite uma metralhadora calibre 50, na BR-277, em Cascavel, no oeste do Paraná. Segundo a polícia, o rifle M82 A1 é utilizado por forças armadas - como o corpo de fuzileiros navais norte-americanos - para atingir alvos dentro de blindados, para ataque antiaéreo e foi usado na operação "Tempestade no Deserto" dos Estados Unidos no Kwait, na década de 90. A arma estava escondida no assoalho de um veículo com placa do Paraguai, e seria entregue na cidade de São Paulo. 
CONHEÇA A BARRETT CAL .50
VÍDEOS:
http://br.youtube.com/watch?v=OtSuIoNa7fg
http://br.youtube.com/watch?v=8RWf8-rQz3Y
Delegado da Drae fará parte da Secretaria de Ordem Pública.Indicações foram confirmadas por Paes nesta quinta-feira
O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, na manhã desta quinta-feira (6), que o comandante do 12º BPM (Niterói), Ricardo Pacheco foi indicado para assumir a superintendência da Guarda Municipal.
05 Nov 08
A polícia apreendeu nesta sexta-feira (31), em Toledo (Oeste do Paraná), 15 armas de uso exclusivo do Exército que seriam transportadas para bandidos do Rio de Janeiro. 

Fonte: Agência Estadual de Notícias paraná
O delegado revela que a repressão ao tráfico de armas tornou-se um trabalho difícil com o uso do lago, dos rios e das estradas rurais. "É quase impossível fazer a repressão, colocar um homem a cada 500 metros. Então, geralmente à noite, o pessoal passa todo esse material, nessas áreas de fronteira em que não há vigilância, porque são estradas vicinais."


Aplicado em 2 (duas) etapas, sendo a primeira (teórica), constituída de palestras durante 07 (sete) dias, na sede do Batalhão de Apoio e Serviço para o Combate nº 26 Batalhão de Selva – Néstor Ospina de Melo, no Km 01, Avenida Vásquez Cobo, em Letícia; a segunda etapa, constituída de um Exercício Prático (EP) de 03 (três) dias, foi realizada em dois módulos simultâneos, sendo um no rio Amazonas, em frente ao porto fluvial de Victoria Régia, sob a coordenação da Marinha de Guarda Costeira da Colômbia, e o outro na Escola de Lanceros, no Forte Amazonas, sob a direção do Exército.

Brasil
ESTATUTO DO DESARMAMENTO - Lei no 10.826:
http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/2003/L10.826.htm
REGULAMENTO PARA A FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS (R-105):
http://www.5csm.eb.mil.br/5CSM_Internet/sfpc/r105.htm
RELATÓRIO FINAL DA CPI DO TRÁFICO DE ARMAS:
http://www2.camara.gov.br/internet/comissoes/temporarias/cpi/cpiarmas/Relatorio%20Final%20Aprovado.pdf
América Latina
CONVENÇÃO INTERAMERICANA CONTRA A FABRICAÇÃO E O TRÁFICO ILÍCITOS DE ARMAS DE FOGO, MUNIÇÕES, EXPLOSIVOS E OUTROS MATERIAIS CORRELATOS (CIFTA):
PROTOCOLO CONTRA A FABRICAÇÃO E O TRÁFICO ILÍCITOS DE ARMAS DE FOGO, SUAS. PEÇAS E COMPONENTES E MUNIÇÕES:
http://www.oas.org/juridico/MLA/pt/traites/pt_traites-protocol-un_toc3.pdf
Foto: O Globo

14/11/2006 - ASCOM/PCERJ
Agentes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) prenderam Alexandre Luiz da Silva, 31 anos, conhecido como Negão da Pedra, chefe do tráfico de drogas, na localidade conhecida como Pantanal, no Morro dos Macacos, em Vila Isabel. Além dele, foram presos Carlos Messias de Moura Teixeira Gomes, 24 anos, o Messias, e Paulo Henrique Domingos da Costa,22 anos, o Birito. Com os três foram apreendidos uma granada, uma pistola calibre 9 milímetros, um revólver calibre 38, dois radiostransmissores, cocaína e maconha e anotaçõo do tráfico local. De acordo com o delegado Carlos Oliveira, titular da Drae, o traficante Negão da Pedra é suspeito de ter praticado homicídios e é investigado pela delegacia de Vila Isabel.