sábado, 26 de julho de 2008

DRAE apreende armas e drogas no Complexo do Alemão

Cerca de 1.350 agentes das polícias Militar e Civil e da Força Nacional de Segurança fizeram, nesta quarta-feira (27/06), uma operação de combate ao tráfico de drogas no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Aproximadamente, 115 kg de maconha, 30 kg de cocaína e 3 kg de crack foram apreendidos. A incursão também recolheu, entre outros materiais, 50 unidades de explosivo em pasta, um detonador, três fuzis, uma submetralhadora, cinco pistolas, uma pistola-metralhadora Uzi, 10 sacos de munições variadas, uma balança de precisão e duas metralhadoras Ponto 30, armas capazes de atingir helicópteros. Todo material foi apresentado, no início da noite, na Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE).

Fagner Rosa, de 26 anos, Vagner Arruda, 35, e Francisco Eudes, 22 foram presos. O menor L. C. B. S, de 17 anos, foi apreendido. Treze bandidos morreram em confronto com os policiais.
Dez pessoas ficaram feridas e receberam atendimento nos hospitais Getúlio Vargas, na Penha, e Geral de Bonsucesso. Nenhuma delas corre risco de morte.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, esse resultado comprova o êxito das atividades policiais no Alemão. Segundo ele, o "remédio é amargo e traumatizante", mas necessário. Mariano classifica o confronto como doloroso, mas garante que é inevitável porque a falta de combate direto no passado fez aumentar a quantidade de armas e munição nas mãos dos criminosos.
– Como vamos conviver com metralhadoras Ponto 30 (três apreendidas nos últimos cinco dias), esperando que uma pessoa sem o mínimo de compromisso e, muitas vezes, drogada resolva utilizar este tipo de equipamento? As informações revelam a situação, na qual aqueles criminosos aterrorizam quase 200 mil pessoas. Os policiais não vão levar violência. A polícia vai levar direitos aos cidadãos, mas, quando põe o pé na comunidade, é recebida a tiros. Hoje, contabilizamos um número importante de mortos. Contudo, se não fizermos nada, no ano que vem, vamos contar muito mais – explicou Beltrame, que teve o trabalho acompanhado pelos secretários de Governo, Wilson Carvalho, e da Casa Civil, Régis Fichtner.

As ações planejadas objetivaram os locais conhecidos como Areal, Chuveirinho e Matinha, apontados pelos setores de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança (SESEG) com base em informações coletadas através das investigações. Cinco horas de progressão aconteceram da entrada destas comunidades até os focos do crime. Dois grupos de policiais tiveram dificuldade para sair por causa de ataques dos traficantes. O cerco ao conjunto de favelas vai continuar com homens da Polícia Militar e da Força Nacional. Material apreendido em operação policial no Complexo do Alemão: 115 kg de maconha, 30 kg de cocaína, 2 kg de crack em pedra, 1 kg de crack em pasta, 100 frascos de lança-perfume, 50 unidades de explosivo em pasta, 1 detonador, 2 metralhadoras Ponto 30, 1 fuzil AK-47, 1 fuzil HK-G3, 1 fuzil Parafal, 1 submetralhadora, 5 pistolas, 1 pistola-metralhadora Uzi, 1 revólver calibre 38, 1 lançador de rojão, 4 sacos de munição calibre 45, 1 saco de calibre 40, 1 saco de calibre 9 mm, 1 saco de munição AK-47, 1 saco de calibre 223, 1 saco de calibre Ponto 30, 1 saco de calibre 762, 1 saco de pólvora, 10 caixas e um saco de espoleta, 1 rojão, 4 morteiros, 1 balança de precisão, 10 carimbos com identificação do Comando Vermelho e 1 moto roubada.

Nenhum comentário: