Indicações foram confirmadas por Paes nesta quinta-feira
O prefeito eleito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, na manhã desta quinta-feira (6), que o comandante do 12º BPM (Niterói), Ricardo Pacheco foi indicado para assumir a superintendência da Guarda Municipal.Além dele, Paes também confirmou a escolha do ex-delegado da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE) Carlos Alberto Oliveira para a Subsecretaria de Operações da Secretaria de Ordem Pública. A entrevista coletiva do prefeito eleito aconteceu na Fundação Getúlio Vargas, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
Integração com a Segurança Pública
Para deixar clara a intenção da prefeitura de trabalhar integrado com o governo do estado na questão da segurança, Paes, acompanhado do futuro secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, fez o anúncio na presença do comandante geral da PM, coronel Gilson Pitta, e do secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame.
"A partir de 1o. de janeiro, a prefeitura, como entusiasta que é da política de segurança desenvolvida pelo governo do estado, vai trabalhar integrada com a Secretaria de Segurança Pública", disse Paes.
Ele destacou como linhas de ação desta integração a manutenção e conservação dos espaços públicos, como uma atenção com a iluminação pública, o desenvolvimento de políticas sociais, voltados para jovens e comunidades carentes e a incrementação da Guarda Municipal.
Construção da parceria
Beltrame disse que as polícias estavam abrindo mão de dois grandes profissionais de qualidade para trabalhar na construção desta parceria com o prefeito eleito.
"As pessoas clamam por segurança pública, mas ninguém fala de ordem urbana. Combatendo pequenos delitos, evitamos que se forme um mercado paralelo que poderia ter sido controlado lá atrás. Podemos fazer um excelente trabalho em conjunto desde a poda de árvores ou da remoção de tapumes até uma ação maior de segurança", disse Beltrame.
O futuro secretário Rodrigo Bethlem disse que pretende aumentar o efetivo da Guarda, que hoje é de 5.400 homens, e passá-los para o regime estatutário. Também incumbiu Oliveira e Pacheco de estudarem uma forma de fazer com que os guardas usem armas não-letais.
"Não tem cabimento, em pleno século 21, guardas dispersarem perturbações de ordem com cassetetes", destacou Bethlem, que pretende inclusive obter recursos do Senasp para compra de equipamentos tecnológicos, como armas de gás, de luz ou de choque para a Guarda.
O delegado Carlos Alberto de Oliveira, que teve de de sair apressado após a coletiva para anunciar uma prisão na Drae, disse que seu objetivo principal será integrar diversos órgãos de fiscalização da prefeitura com órgãos da Secretaria de Segurança Pública. Oliveira disse estar focado na manutenção de equipamentos municipais, como a iluminação púlbica,que propiciem segurança maior e com os pequenos delitos.
"Vamos nos reunir com o futuro procurador para ver de que forma os guardas passarão ao regime estatutário. Vamos nos reunir para depois apresentarmos propostas ao secretário e à aprovação do prefeito", disse Oliveira.
Vice também será secretário de Meio Ambiente
Em entrevista na quarta-feira (5), o prefeito eleito do Rio Eduardo Paes anunciou o vice-prefeito de sua chapa, Carlos Alberto Muniz, como o futuro secretário municipal de Meio Ambiente.
Muniz disse que pretende recuperar as lagoas Rodrigo de Freitas, da Barra e Jacarepaguá
Muniz, por sua vez, considerou como principais desafios da sua Secretaria a fiscalização dos ecolimites em comunidades, recuperação das lagoas Rodrigo de Freitas, da Barra e Jacarepaguá, e a "realização de uma intervenção que avance no tratamento de esgoto da Zona Oeste, principalmente em Sepetiba", disse.
Muniz já dirigiu a Feema e Serla
O novo secretário de Meio Ambiente tem 64 anos, é economista, e já dirigiu a Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), entre 1987 e 1990, e comandou a Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), na segunda metade do governo Marcello Alencar.
Muniz é secretário-geral do PMDB no Rio e ocupa um cargo de confiança na Assembléia Legislativa (Alerj).
Antes, Paes já havia indicado Ruy Cezar Miranda Reis para cuidar dos preparativos da Copa de 2014 e da candidatura da cidade para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Para isso, Paes criou a Secretaria Especial para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016.
O prefeito eleito e o futuro secretário para a Copa e Olimpíadas almoçaram com o governador em exercício Luiz Fernando Pezão e a ministra britânica Tessa Jowell, que cuidou da candidatura de Londres para sediar as Olimpíadas de 2012.
Fonte:
Do G1, no Rio
Um comentário:
Muito inteligente a escolha de Rodrigo Bethlem e do delegado Carlos Oliveira Para integrarem a Secretaria de Ordem Pública.
Ninguém melhor que os dois para darem um Choque de ordem em todo esse caos em que se encontra a cidade do Rio.
Os dois tem um histórico de admnistrações dinâmicas e operacionais e certamente darão uma nova cara a Cidade Maravilhosa.
Francisco
Joe Franco
Postar um comentário